quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fichamento do documentário: Triumph of the Nerds: The Rise of Accidental Empires (1996).


Assunto 1 -  Episódio 1.
  
    Tim Paterson desenvolveu o sistema operacional 86-DOS em grande parte da duplicação da CP Gary Kildall/M.
   A Microsoft comprou todos os direitos de 86-DOS do emprega - dor Paterson SCP para os EUA 50 mil dólares pouco antes do lançamento do IBM PC. Resultante da Microsoft MS-DOS era um sistema operacio-    nal que poderia rodar em qualquer computa-
dor 8086-família.
Assunto 2 - Episódio 2
  
    Sucesso da Compaq engenharia reversa do IBM PC, que levou a muitos concorrentes que produzem clones da IBM que reduzem a própria oferta da IBM. Enquanto a IBM foi uma das principais empresas que promoveram o crescimento da indústria de PC e inicialmente dominado que em 1990 ele havia perdido sua liderança.
   Tentativa frustrada da IBM para recuperar uma quota dominante no mercado de PC com o PS / 2 e OS / 2, sendo este último o sucessor do MS-DOS. A natureza proprietária do PS / 2 e exclusividade do OS / 2 tinha a intenção de impulsionar as vendas de hardware da própria IBM e tornou difícil para outros fabricantes de PC compatíveis para competir.
   Microsoft originalmente tinha lucrado com o sucesso inicial do IBM PC. Ele fez ainda melhor com a proliferação de clones como participação da IBM no próprio mercado encolheu então a Microsoft não vê sentido para os negócios em seguir o exemplo da IBM. Microsoft viu mais potencial no desenvolvimento de Windows, um projeto que aplicava paralelamente à sua cooperação com a IBM no OS / 2, Windows 3.0 e provou ser um grande sucesso (juntamente com o MS-DOS) em conjunto com computadores novos. Isto levou à cisão entre os dois titãs, com o Microsoft estabelecendo o padrão para PCs, enquanto a IBM concentrou-se em seu mainframe e as empresas de serviços.
Assunto 3 -  Episódio 3
  
    Steve Jobs, depois de ter visto uma demonstração da interface do usuário Xerox Alto gráfica, desenvolvido um gerenciador de desktop para o Macintosh com uma interface baseada em ícones, segundo o modelo do Alto. Cringely sugeriu que a Xerox tinha o potencial para ser uma das principais empresas na indústria de PC para cima e vindo, se tivesse entendido o valor do jogo de mudança da interface gráfica do usuário.
    A Apple concordou em partes de licença do Mac OS GUI para a Microsoft, que passou a desenvolver o Windows. Após o lançamento do Windows 2.0, a Apple processou a Microsoft em 1988 sobre o "look and feel" do Mac OS. A Apple perdeu a ação judicial em 1994, deixando Microsoft dominante no negócio de sistema operacional.
    Steve Jobs tinha recrutado Pepsi-Cola executivo John Sculley para se tornar CEO da Apple, dizendo a este último "quer vender água com açúcar para o resto de sua vida ou você quer vir comigo e mudar o mundo?"
    O Apple Macintosh foi pioneiro em muitos dos aspectos agora padrão no PC, principalmente a facilidade de uso. No entanto, o Macintosh era consideravelmente mais caro, por isso foi rapidamente ultrapassado pelo IBM PC, com alguns especialistas, não só dizendo que a IBM tinha ganho, mas também que a Apple poderia sair do negócio.
    Chris Espinosa descre- veu a queda de Sculley de Jobs, dizendo: "Os planos grandiosos do que Macintosh seria eram tão longe fora do whack com a verdade do que o produto estava fazendo. E a verdade do que o produto estava fazendo não era horrível, era aproveitável. Mas a diferença entre os dois era tão impensável que alguém tinha que fazer algo, e esse alguém foi John Sculley ".
Resumo:
      O Documentário narra a ascensão do computador pessoal no início da década de 1970 com o Altair 8800, Apple II e VisiCalc.
      Ele continua através do IBM PC e Apple Macintosh, revolução durante os anos 1980 emeados dos anos 1990 no início do Dot-com boom. Inclui entrevistas com Steve Jobs, da Apple e Bill Gates da Microsoft. Este documentário de três partes estreou a primeira na PBS em Junho de 1996.
AutorJuliana Aguiar dos Reis
Ano e letra de ordem da obra
-------------------------------------------
Pagina
---------------

Ficha feita por
Juliana Aguiar dos Reis
Local  (Minha casa)
Trav. Manuel Fernades de Almeida 225, Centro, Porto Seguro, Bahia
Data
18 de abriu de 2012

Ficha bibliográfica de livro/video.
Autor(es) / Diretor (es)
    Paul Sen
Título

Triumph of the Nerds

Subtítulo
The Rise of Accidental Empires  
Edição
3 edições

Editora/ Produtora
Channel four television Corporation / Oregon Public Broadcasting MCMXCVI
Cidade
USA
Ano
1996

Elementos complementares
Produção: Anne Munyard
Edição: Michael Douxbury
Site ou fonte informatizada
-------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário